O que é Marketing Digital B2B e quais são suas vantagens?

Artigo por Andréia Ramos

Empresas classificadas como B2B, termo em inglês que significa “business-to-business” podem encontrar algumas dificuldades na hora de divulgar seus produtos ou serviços online e acabar gastando dinheiro e não tendo o retorno desejado. Por isso é importante entender o que é Marketing Digital B2B e entender como estratégias personalizadas podem gerar muito mais resultados.

Já vimos aqui no blog várias ferramentas e ações possíveis para trabalhar campanhas de marketing digital e todas elas tem a capacidade de gerar oportunidades de negócios para as empresas, porém a escolha desses métodos é tão importante quanto a execução deles.

| Leia também: Inbound Marketing: Criando relacionamento com seu cliente

Diferenciando Marketing B2B e Marketing B2C

Marketing B2B é quando desenvolvemos e aplicamos uma estratégia desenvolvida especificamente para vender um produto ou serviço para outras empresas, ou seja, não devemos usar as mesmas estratégias utilizadas para empresas que tem produtos ou serviços direcionados ao consumidor final.

Muitas campanhas de divulgação de produtos ou serviços B2B acabam não tendo os resultados esperados com por negligenciarem o comportamento do seu consumidor, isso ocorre pela falta de uma estratégia e análises específicas. Assim como os procedimentos desses dois tipos de empresas são diferentes a maneira de planejar campanhas no mundo digital também devem ser específicos.

Quando o cliente é uma empresa não podemos nos prender em práticas simples de divulgação online usualmente utilizadas para negócios B2C, como criar uma página em redes sociais e patrocinar posts, por exemplo.

Sendo assim, o Marketing Digital B2B é uma forma de usar as ferramentas e técnicas de divulgação online com uma estratégia voltada especificamente para esse tipo de perfil, para promover a geração de leads qualificados e aumento da relevância da marca no mercado.

Quer saber mais sobre Marketing Digital B2B – Baixe nosso E-book Gratuito Marketing Digital B2B