Dicas de Pesquisa e Análise para entender melhor seus clientes

Conhecer seu consumidor é um dos grandes diferenciais que fazem as empresas terem sucesso. Você concorda com isso?

Uma coisa é certa, quanto mais você conhecer seu consumidor, mais conseguirá melhorar seu produto e/ou serviço e para conseguir isso faz-se necessário um processo de observação e análise constante para entender o perfil, hábitos e comportamentos, tornando possível garantir que sua empresa irá oferecer o que ele está procurando e que atendam a seus desejos e necessidades.

Pesquisar e analisar o perfil do público consumidor podem nortear a criação de ideias para novos negócios, além de tornar possível aperfeiçoar produtos e serviços oferecidos, garantindo a satisfação do consumidor e atraindo mais clientes.

Para isso, separamos dois tópicos importantes para você aplicar com seus clientes, sendo possível coletar informações e insights fundamentais para aplicar no planejamento da sua empresa: a pesquisa pós-venda e análise das métricas de campanhas publicitárias.

Pesquisa pós-venda

A utilização do pós-venda muitas vezes é negligenciado tanto por empresas de serviços, quanto para quem vende produtos, sejam físicos ou digitais. Utilizar esse relacionamento com o cliente não deve ficar apenas em uma simples pesquisa de satisfação, mas sim, criar campanhas que utilizem as diversas plataformas e formulários com perguntas bem elaboradas para tentar extrair o máximo de informações que sejam pertinentes para entender melhor o perfil do seu cliente.

Uma boa ideia é oferecer recompensas como cupons de desconto ou itens de cortesia para que esse consumidor se sinta mais engajado a responder sua pesquisa.

Outro aspecto importante para ser abordado é quanto a qualidade das perguntas e a forma de abordagem, ou seja, a plataforma a ser utilizada, tenha em mente em sempre promover uma conversa com seu público que não seja invasiva e que procure falar a mesma língua dele, ou seja, traga proximidade, da mesma forma que é feito anteriormente a venda, o pós-venda tem que ter o mesmo nível de estudo, teste e “energia” dispendida.

Análise de Métricas de Campanhas

As campanhas feitas utilizando canais digitais têm uma grande vantagem se comparadas com as campanhas off, isso porque é possível fazer o acompanhamento de toda jornada de compra do seu consumidor e posterior análise das ferramentas, conteúdos e caminhos mais utilizados por esses clientes.

Com esses dados em mãos, é possível fazer um estudo das melhores maneiras de impactar esse público, sendo possível melhorar os resultados de vendas e também da divulgação em si. Por isso é tão importante não deixar de lado esse acompanhamento das métricas e a utilização das diversas ferramentas que temos no mercado para a análise de resultados, como o Google Analytics, HotJar, SemRush e o próprio Facebook Ads.

Além disso, como uma dica extra para você, o Google oferece uma plataforma gratuita chamada Google Trends, onde você pode mapear o interesse de palavras-chave que tenham relevância para o seu público e que podem mostrar insights significativos para você.

Falando sobre esses dois tópicos é possível notar que tanto a situação anterior a venda, quanto posterior são importantes para coletar informações fundamentais sobre seu consumidor que poderão ajudar a traçar seu perfil e entender melhor como gerar campanhas de marketing mais eficientes, além de promover melhorias no seu produto ou serviço e permitir que novas ideias de novos produtos aconteçam.

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